Salmão, peixe que caiu no gosto do Brasileiro

Salmão, peixe que caiu no gosto dos Brasileiros, integrante da família Salmonidae é um peixe ósseo e de nadadeiras raiadas, típicos das águas frias do norte da Europa, Asia e da América.

Por ser frequentemente recomendado por médicos pelo seu alto valor nutricional, a especie ganha cada vez mais espaço nos supermercados, nos menus de restaurantes e, claro, na cozinha de casa. Além disso, o uso de salmão tem sido tão frequente, que ele ganhou até mesmo uma dieta específica dedicada ao seu consumo:

(Breve teremos o link da dieta aqui)


O salmão é rico em ácidos graxos Omega 3, um contribuinte de uma alimentação saudável para uma vida melhor e também um sinônimo de longevidade. Portanto possui lugar certo em diversos tipos de culinária, principalmente na japonesa no caso de nosso país.

Certamente você já se perguntou o motivo pelo qual o salmão possui uma cor laranja, que difere de qualquer outro peixe. A cor é ligada a sua alimentação.

No salmão selvagem a cor laranja é devida a um pigmento chamado astaxantina que é proveniente das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar.

O pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os salmões  se alimentam dos camarões, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos.

 Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.

Já o salmão criado em cativeiro tem sua alimentação praticamente 100% a base de ração. A ração tem vários ingredientes, entre eles, está o mesmo pigmento chamado astaxantina encontrado na alimentação do salmão selvagem.

Quase todo o salmão vendido no nosso pais é produzido em cativeiro no Chile.

Vale ressaltar a importância da certificação de produtores, o certificado BAP (Best Aquacuture Practices) é um desses certificados, esses cultivam e processam o salmão através da mais alta tecnologia e dos mais exigentes padrões de qualidade.

Esse Salmão Premium chega ao Brasil e esta disponível em estabelecimentos especializados como a The Fish Market.

Preparômetro® O Mercado FIsh :

Natural (Sushis ou Ceviches): ★★★★
Grelhado (Chapa ou Frigideira) ★★★★
Cozido (Moquecas ou Ensopados): Não Indicado
Assado (Forno ou Churrasqueira): ★★★★
Indicação para Crianças: ★★★★

O salmão é um peixe de altíssima aceitação pelo paladar das crianças, por este motivo é uma ótima opção para introduzir o consumo de pescados na alimentação dos pequenos.

 

Preparações Recomendadas:

Sushis & Sashimis
Ceviches, Tartares e Pokes
Na chapa ou no forno, com ervas ou alho e óleo

Experimente com um de nossos molhos

 

Referencias: https://pt.wikipedia.org/wiki/Salm%C3%A3o /  

https://ec.europa.eu/fisheries/marine_species/farmed_fish_and_shellfish/salmon_pt /  

http://www.conquistesuavida.com.br/ingrediente/salmao_i545204/1

Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.